A memória RAM pode estar cheia!
Seguindo a mesma lógica aplicada ao post anterior, primeiro é necessário descobrir qual das colunas do “Gerenciador de Tarefas” está comprometida. Para abri-lo, lembre-se de clicar ao mesmo tempo nas teclas “Ctrl + Shift + Esc”.
Se for a coluna “Memória” que estiver apresentando 100% de utilização, isso significa que você está utilizando a capacidade máxima da sua memória RAM, responsável pela leitura dos conteúdos solicitados pelo usuário.
A boa notícia é que, com um passo a passo bem simples, é possível dividir o seu disco de armazenamento, seja ele HD ou SSD, para que parte dele seja usada como memória virtual.
Porém, antes de seguirmos, a Smart Lap avisa que, para quem pretende aumentar a memória virtual da sua máquina a partir de um disco de armazenamento SSD, é preciso ficar ciente de que a vida útil dele pode vir a ser reduzida.
Cientes da recomendação acima, vamos aos passos:
– Vá até a barra de busca do Windows e digite “Sistema”. Após encontrá-lo, clique para abrir a sua janela;
– Na lateral esquerda da janela, clique em “Configurações avançadas do sistema”;
– Vá até a guia “Avançado” e, dentro do quadro “Desempenho”, selecione a opção “Configurações”;
– Avance até a guia “Avançado” e, no quadro “Memória virtual”, clique em “Alterar”;
– Desmarque a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”;
– Selecione o seu HD ou SSD e em “Tamanho personalizado”, defina o “Tamanho inicial” e um “Tamanho máximo”, ambos em MB. Em seguida, clique em “Definir”.
Pronto! Agora o seu computador ou notebook contará com uma memória virtual maior e realizará mais facilmente a leitura dos conteúdos, descongestionando o fluxo da memória RAM.
Para finalizar, reinicie a sua máquina e perceba uma boa melhora na lentidão que antes prevalecia.