Em tempos de readaptação e consciência social, o home office tornou-se uma das principais alternativas adotadas pelas empresas para manter a produtividade e a segurança dos seus funcionários.
Mas apesar de parecer mais confortável e seguro, esse tipo de regime requer alguns cuidados para que a rotina seja mantida, bem como a qualidade de vida de quem o está executando.
Veja só as nossas dicas para tornar o home office uma opção “Smart”:
DICA 1: Defina um horário fixo de trabalho:
O simples fato de estar em casa não significa que você deva estar disponível 24 horas por dia. Entretanto, você precisa usar o horário de expediente para focar nas suas atividades, como se estivesse na própria empresa. Se a sua jornada possui um período de intervalo, procure segui-lo inclusive durante o home office. Manter uma rotina muito parecida com a que você costuma ter na sua empresa ajuda a tornar o home office extremamente bem sucedido e saudável.
DICA 2: Tenha um local de trabalho adequado:
Apesar de um notebook e uma conexão com a internet serem suficientes para se realizar o home office, procure não cair na tentação de passar o dia jogado no sofá ou deitado na cama. Eleja um cômodo que esteja limpo, organizado e silencioso para realizar as suas tarefas. De preferência, utilize uma cadeira confortável e procure manter a tela do seu computador alinhada na altura dos olhos.
DICA 3: Planeje as suas tarefas:
Ao contrário do que se possa imaginar, o home office requer um nível maior de organização do que o regime presencial. Isso porque o espaço de trabalho normalmente é mais limitado, mas também porque nem sempre haverá alguém lhe dizendo o que precisa ser feito com maior prioridade. Por isso, planejar o seu dia é fundamental para que todas as tarefas previstas possam ser executadas. Uma boa dica é reservar os últimos 15 minutos do expediente para planejar o dia seguinte. Assim você começa a jornada sabendo das demandas que terá e não correrá o risco de comprometer a sua produtividade.
DICA 4: Alimente-se adequadamente:
É muito importante ter horários predeterminados para a sua alimentação. Estando em casa, torna-se grande o risco de recorrer à geladeira a todo instante para beliscar alimentos que nem sempre são saudáveis. Defina um horário para o café, para os lanches e para o almoço e evite ficar trabalhando enquanto se alimenta. Uma alimentação desequilibrada ao longo da semana pode resultar em cansaço e causar problemas na sua produtividade. Uma dica para organizar o seu cardápio é reservar algumas horas durante o fim de semana para produzir as famosas marmitas, que podem ser congeladas e esquentadas ao longo da semana.