Conceito recente e superimportante promove o bem-estar empresarial em diversas esferas. Conheça!
Mas afinal, o que é ESG? E como eu faço para implementar na minha empresa, mesmo que pequena? Neste artigo, exploraremos com mais profundidade o que é o conceito de ESG e como ele está sendo aplicado em empresas de diferentes setores e tamanhos.
O que é ESG?
Em poucas palavras, ESG é uma sigla que se refere a três fatores que são levados em consideração pelas empresas quando se trata de responsabilidade social e sustentabilidade: ambiental, do inglês, environmental (E), social (S) e governança (G). Esses fatores se tornaram cada vez mais importantes para investidores e consumidores, conscientes da importância de escolher empresas que tenham um impacto positivo no mundo.
- Ambiental ou environmental (E): essa dimensão se refere às práticas da empresa relacionadas ao meio ambiente. Ela inclui a forma como a organização lida com questões como mudanças climáticas, emissões de gases do efeito estufa, consumo de energia e água, uso de recursos naturais, gestão de resíduos, entre outros. As empresas que têm práticas de ESG positivas nessa dimensão tendem a buscar maneiras de reduzir o impacto ambiental de suas operações e produtos, além de promover a preservação dos recursos naturais.
- Social (S): a dimensão social do ESG diz respeito às práticas da empresa relacionadas à gestão de pessoas, diversidade e inclusão (etnia, raça, gênero, credo), saúde e segurança ocupacional, proteção de dados, relações com as comunidades locais, entre outros. As empresas que têm práticas de ESG positivas nessa dimensão tendem a adotar políticas que promovam o bem-estar de seus funcionários, a igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos e a responsabilidade social.
- Governança (G): a dimensão de governança do ESG se concentra na transparência, ética e responsabilidade dos líderes das empresas. Ela inclui práticas relacionadas à gestão corporativa, como a estruturação da diretoria, políticas de remuneração, controles internos e compliance. As empresas que têm práticas de ESG positivas nessa dimensão tendem a adotar políticas que promovam a transparência e a responsabilidade corporativa, além de evitar conflitos de interesse e práticas antiéticas.
Leia também: 5S: o que é e como implementar na sua empresa
Como surgiu o termo ESG?
ESG na prática: como funciona?
Como implementar o ESG em pequenas empresas?
Implementar práticas ESG em pequenas empresas pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente se a empresa não tiver experiência prévia com essas práticas. No entanto, adotar medidas ESG pode ser benéfico tanto para a empresa quanto para a sociedade como um todo.
Meio ambiente
- Avalie o impacto ambiental da sua empresa e identifique áreas de melhoria;
- Implemente práticas de conservação de energia, como desligar equipamentos quando não estiverem em uso;
- Promova a utilização de materiais recicláveis e a redução do uso de plástico descartável;
- Considere a possibilidade de adotar fontes de energia renovável;
- Envolva os funcionários em iniciativas de sustentabilidade.
Social
- Avalie as condições de trabalho e identifique áreas de melhoria;
- Promova a diversidade e inclusão dentro da empresa;
- Forneça oportunidades de desenvolvimento profissional para os funcionários;
- Estabeleça relações de longo prazo com fornecedores éticos e responsáveis;
- Engaje-se em iniciativas sociais e comunitárias locais.
Governança
- Estabeleça práticas de transparência e prestação de contas;
- Desenvolva um código de conduta ético para a empresa;
- Crie políticas e procedimentos claros para lidar com questões como assédio, discriminação e corrupção;
- Promova a independência e a diversidade no conselho de administração.