Neste tutorial rápido, aprenda a filtrar o seu Gmail a fim de evitar promoções e e-mails indesejados.
Por que você deve desconectar o Gmail de sites desnecessários?
Antes de mergulhar nas etapas práticas, é importante entender por que isso é necessário. Ao se cadastrar em diferentes sites com o seu endereço de e-mail, você fica sujeito a sobrecarregar a sua caixa de entrada com boletins informativos, notificações e promoções. Esses e-mails podem dificultar a localização de mensagens importantes e, em alguns casos, representar riscos à segurança de suas informações pessoais.
Leia também: Super apps: saiba o que são e veja exemplos
Gerenciando as permissões no Gmail
2) No lado esquerdo da tela que abre, selecione a opção “Segurança”:
3) Arraste a tela para baixo até o campo “Suas conexões com apps e serviços de terceiros” e clique em “Ver todas as conexões”:
4) Na lista que abre a seguir, você verá todos os sites e apps que possuem permissão no seu Gmail. O processo para revogar essas permissões acontece de site para site, então é necessário ter um pouco de paciência e realizar uma desconexão por vez. Selecione um dos sites para começar;
5) Na tela seguinte, role para baixo e selecione a opção “Excluir todas as conexões atuais…”:
6) Por fim, valide a sua decisão clicando em “Confirmar”:
O que acontece após a desconexão de um site no Gmail?
Configurando filtros para organizar o seu Gmail
1) Entre em seu Gmail e acesse o ícone de configurações;
2) Clique em “Mostrar todas as configurações”;
4) Defina os critérios para filtrar e-mails indesejados, como remetentes específicos ou palavras-chave no assunto. Clique em “Criar filtro”:
5) Escolha as ações a serem tomadas com os e-mails filtrados, como arquivá-los automaticamente, marcá-los como lidos ou simplesmente excluí-los. Por fim, clique novamente no botão “Criar Filtro”: