Ferramentas inteligentes, sites e plataformas jornalísticas ajudam a identificar se a notícia é verdadeira ou falsa. Saiba mais!
Fact-checking: força-tarefa contra as fake news
O termo “fact-checking” pode ser traduzido como “verificação de fatos” e se refere a um processo de análise e checagem de informações, a fim de confirmar se elas são verdadeiras ou não.
O fact-checking pode ser feito por jornalistas, especialistas em comunicação, pesquisadores e até mesmo por cidadãos comuns, que se empenham em verificar a veracidade das informações que recebem. Para isso, é necessário utilizar fontes confiáveis, como dados oficiais, documentos governamentais, registros históricos e depoimentos de especialistas no assunto.
No contexto brasileiro, existem diversas iniciativas de fact-checking, como o “Aos Fatos”, “Agência Lupa” e “Fato ou Fake”, que se dedicam a analisar a veracidade das informações divulgadas na mídia e nas redes sociais. Essas iniciativas têm um papel fundamental na promoção de uma informação de qualidade e na prevenção da disseminação de notícias falsas e desinformação.
O Fato ou Fake é uma plataforma jornalística criada pela Rede Globo em parceria com outras empresas de comunicação para combater a disseminação de fake news na internet. A iniciativa nasceu em 2018, em um contexto de grande preocupação com a desinformação, onde o Brasil estava totalmente polarizado com as questões políticas e com a violência.
O funcionamento do Fato ou Fake é bem simples: os usuários podem denunciar conteúdos duvidosos para as redes sociais da plataforma, tanto pelo Facebook quanto pelo WhatsApp, através do número (21) 97305.9827.
A Agência Lupa, ligada ao UOL, é outra iniciativa especializada em checagem de fatos. Fundada em 2015, a agência tem como objetivo principal oferecer ao público informações precisas e confiáveis, combatendo as fake news. Em maio de 2019, a Lupa passou a integrar o The Trust Project, sendo a primeira plataforma especializada em fact-checking a fazer parte do consórcio mundial.
O funcionamento da Agência Lupa é bastante similar ao do Fato ou Fake. Além de checar informações, a Agência Lupa também oferece serviços de verificação para empresas e instituições, ajudando a garantir a qualidade e a credibilidade das informações divulgadas ao público.
Atualmente, a Lupa tem duas frentes de atuação: Lupa Jornalismo, com reportagens, checagens, verificações e conteúdos especiais, e Lupa Educação, com oficinas, treinamentos, repositório de pesquisas sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas.