LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, sancionada em agosto de 2018. Ela estabelece regras para a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais.
Com a LGPD, o cidadão garante a proteção dos dados que fornece aos órgãos e empresas e adquire o direito de procurar direitos legais para o caso de violações.
Apesar de sancionada em 2018, a lei só entrou em vigor em setembro do ano passado, possibilitando às empresas e organizações um período de até 18 meses para se adaptarem. Ou seja, o processo ainda está acontecendo.
MAS PORQUE A LGPD TEM UM IMPACTO TÃO GRANDE NAS NOSSAS VIDAS?
Se você já foi a uma loja de departamentos, provavelmente deve ter se deparado com um funcionário insistindo para fazer o seu cartão da loja. Ou, lá vai um outro exemplo. Quando você está comprando num site de e-commerce e, para ganhar aquele cashback imperdível, a empresa te pede para fazer um breve cadastro.
Nas duas situações, estamos realizando uma troca que, na maioria das vezes, será benéfica para ambos os lados. E o que estamos trocando, nestes casos, são os nossos dados.
Com esses cadastros, as empresas conseguem coletar, armazenar e tratar os nossos dados, com o intuito de nos conhecer melhor e poder, no futuro, nos oferecer promoções personalizadas que serão super vantajosas.
Mas, ainda assim, os nossos dados estão sujeitos ao compartilhamento de terceiros.
Vocês se lembram que, há um tempo atrás, realizamos uma série de posts sobre os cookies de armazenamento na internet? Este é mais um exemplo de como os nossos dados podem ficar vulneráveis se caírem nas mãos erradas. É por causa da LGPD que, agora, os sites são obrigados a nos pedir permissão antes de aceitarmos os cookies.
Viu só o poder que está em nossas mãos? Cabe a nós ponderarmos antes de fornecer os nossos dados a terceiros. Na melhor das hipóteses, consumiremos mais, pois, rapidamente surgirão ofertas imperdíveis e que, ironicamente, são a nossa cara. Na pior das hipóteses, sofreremos um golpe.